Normas de Publicação


I. GERAL

ü  A Revista Poder & Cultura é uma publicação de caráter semestral, em meio eletrônico, mas que, a qualquer tempo, a critério da Comissão Editorial, poderá lançar números especiais.

ü   O periódico publica artigos, resenhas, entrevistas, traduções e textos críticos de fontes e documentos relacionados às áreas da História, Artes e Humanidades em geral, produzidos por pós-graduandos, pós-graduados e docentes sobre as mais variadas temáticas.

ü  Graduandos e graduados poderão submeter propostas se as mesmas forem em coautoria com Doutorando e/ou Doutores.

ü  A revista recebe trabalhos em fluxo contínuo. Os textos devem ser originais, inéditos, e redigidos em português, espanhol ou inglês.

ü  Todos os trabalhos submetidos à Revista deverão ser inéditos, não podendo terem sido enviados e/ou publicados em outros periódicos, sejam nacionais ou internacionais.

ü  As resenhas podem ser de livros publicados até dois anos antes do ano vigente quando da submissão. No caso de publicações estrangeiras o limite é de quatro anos.

ü  Os conteúdos constantes nos textos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. (No ato de submissão de artigo para avaliação o proponente deverá encaminhar assinado o Documento-Anexo 1: Declaração de responsabilidade e originalidade:
o   “Declaro minha inexequível responsabilidade de autoria do texto, bem como o ineditismo de seu conteúdo, atestando não ter omitido quaisquer referências a outros trabalhos científicos e/ou acadêmicos. Atesto igualmente que o texto a ser submetido não foi nem será enviado a outro periódico, seja no formato impresso ou eletrônico, enquanto o mesmo estiver sendo apreciado pela Revista Poder & Cultura”.)
ü  A partir do aceite para publicação a Revista Poder & Cultura passará a deter os direitos autorais e de publicação dos respectivos textos. (No ato de submissão de artigo para avaliação o proponente deverá encaminhar também assinado o Documento-Anexo 2: Declaração de Cessão de Direitos Autorais)
o   “Declaro que, caso o texto enviado seja aceito para publicação, a Revista Poder & Cultura estará na situação de detentora dos direitos de publicação e reprodução do artigo/resenha/ensaio, não podendo o mesmo ser veiculado – parcial ou completamente – em outro periódico, seja digital ou impresso, por parte do autor ou de terceiros.”)
ü  Cada autor só poderá enviar um texto (de natureza artigo, resenha, ensaio crítico ou entrevista) por número da Revista.

II. FORMALIDADE

ü  As colaborações para a Revista Poder & Cultura devem seguir, rigorosamente, as seguintes especificações fixadas pela ABNT. (O não cumprimento das normas acarretará a devolução do trabalho.)

ü  Os textos devem ser enviados através da página da Revista Poder & Cultura, mediante formulário preenchido e declarações assinadas, disponíveis em: http://www.poderecultura.com/p/submissao.html. Serão desconsiderados os arquivos que forem encaminhados via e-mail. As submissões serão recebidas apenas através da Plataforma JotForm.

ü  Só serão aceitos arquivos em Word 2007 ou superior (.doc. ou .docx). Margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. Os textos devem estar grafados em fonte Garamonde, tamanho 12, espaço 1,5, justificado.

ü  O nome do autor, a filiação institucional, a indicação do nível de Pós-Graduação e o endereço eletrônico deverão ser enviados em arquivo a parte também pela plataforma, não prejudicando assim o Sistema de Avaliação por pares cegos.

ü  Estrutura geral do artigo: Título (em português e inglês); Resumo, (em português e em inglês) com no máximo 250 palavras; palavras-chave (3); Texto (com notas de rodapé); e Bibliografia.

ü  No caso dos artigos, o texto deve apresentar um resumo – onde fiquem claros os propósitos, os métodos empregados e as principais conclusões do trabalho – na língua utilizada com até 250 palavras e ter 03 palavras-chave – que identifiquem os principais assuntos tratados – no mesmo idioma, separadas por ponto. Também deverá constar, obrigatoriamente, a versão do título/subtítulo, do resumo e das palavras-chave em inglês: "Abstract" e "Keywords".

ü  Os artigos devem ter um mínimo de 15 laudas e um máximo de 30 laudas.

ü  As Resenhas deveram ter de 3 a 6 laudas.

ü  Os ensaios devem conter de 10 a 15 laudas.

ü  Todas as notas devem ser colocadas no rodapé da página, em espaço simples e justificado. (NÂO SERÃO ACEITAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NO SISTEMA AUTOR/DATA/PÁGINA. A REFERÊNCIA DEVE SER COMPLETA E EM NOTA DE RODAPÉ)

ü   A Bibliografia deve contar APENAS os títulos citados no trabalho.

ü  As citações de até 3 linhas devem estar entre aspas no corpo de texto. Aquelas acima de 3 linhas devem estar destacadas em corpo menor (Garamond, 11), e com recuo à esquerda de 1, 25. As intervenções devem ser postas entre colchetes.

ü  Exemplificação das citações para livros, dissertações, teses, artigos e similares:
o   SOBRENOME, Nome. Título da obra ou livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.
o   SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (ed.; org.; coord.; etc.); ou Idem. Título em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.
o   SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fasc., ano, p.
o   SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em itálico, Cidade, dd/mm/aaaa, caderno, p.
o   SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em itálico. Cidade: editora, ano, p.
o   SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em itálico. Tese de doutorado/dissertação de mestrado, área, departamento/instituto, universidade, ano.
o   NOME DO EVENTO, número, ano, local.
o   Observação: o nome do autor nunca deve ser abreviado.
ü  No caso de documentos e fontes:
o   Autor. Tipo de Documento. Data. Informações descritivas seguidas de vírgula. Informações de localização seguidas de vírgula.
ü  Cartografia:
o   Autor. Título em itálico. Local: editora, ano. Designação específica (1 atlas, mapa, fotografia aérea). Escala. Demais informações seguidas de vírgula.
ü  Materiais sonoros:
o   Compositor ou intérprete. Título em itálico. Local: gravadora (ou equivalente), data. Suporte, demais informações seguidas por vírgula.

ü  Material Cinematográfico:
o   Exemplo: Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs). Direção: Hamilton Luske. Produtor: Walt Disney. Estados Unidos da América, Walt Disney, 1937. 1Blu-Ray/DVD.
ü  Iconografia:
o   Autor. Título em itálico. Data. Suporte (pintura, gravura, fotografia, etc), demais informações seguidas por vírgula.

III. AVALIAÇÃO

ü  Atendendo as especificidades de formatação dentro das normas da ABNT, as propostas de textos submetidas serão avaliadas inicialmente pela Comissão Editorial.

ü  Após a primeira avaliação os textos serão enviados para dois pareceristas ad hoc, designados pela Comissão Editorial, para que emitam sua avaliação. Será mantido sigilo quanto à identidade tanto destes quanto dos autores. Havendo desacordo entre as avaliações dos pareceres, ou conflito de interesses, a Comissão Editorial enviará o texto para um terceiro parecerista. Os pareceres poderão recomendar: a) a aceitação integral do texto; b) a recusa integral; c) a aceitação com pequenas modificações; d) a aceitação com modificações significativas, sendo o texto, nestes dois últimos casos, reenviado ao autor para realizar as alterações recomendadas dentro do prazo máximo de 1 mês, a contar da data do envio do pedido por parte da Comissão Editorial.

ü  A decisão final sobre a publicação ou não do texto caberá sempre a Comissão Editorial, que se reserva o direito de solicitar, igualmente, alterações nos manuscritos originais. As alterações referentes à padronização e redação, introduzidas pelos próprios Editores, visarão sempre a manter a homogeneidade e a qualidade do periódico, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.