Prorrogado o prazo de recebimento de artigos para 28/02/2020. A revista aceita artigos gerais de fluxo contínuo!

Dossiê:
Arte e política na América Latina




A América Latina produziu importantes artistas e criou uma identidade particular na cultura mundial.
Eduardo Subirats questiona o enquadramento dominante na historiografia da arte que colocou o muralismo mexicano, o movimento modernista brasileiro e outras expressões artísticas do continente dentro de um limite regional e nacionalista, particularmente após a Segunda Guerra, retirando qualquer aspecto universal desses movimentos.

(…) A terceira categoria que distingue os movimentos artísticos, literários e arquitetônicos do século XX na América Latina é a sua integração das memórias culturais e populares, e é assim mesmo a defesa de suas dimensões universais e modernas. De Macunaíma de Mario de Andrade aos afrescos do templo de Chapingo de Diego Rivera, segue uma linha contínua de recuperação de conhecimentos, de crenças e de mitos que o processo colonial e seus diversos porta-vozes pretendiam semi-extintos. Sua bandeira não é a ruptura com a memória. É a integração do passado no projeto de um futuro através  do ato criador do novo. (SUBIRATS, Eduardo. El muralismo mexicano. Mito y esclarecimento, México: FCE, 2018)


Esse dossiê tem como objetivo agrupar trabalhos originais e inéditos que valorizem as expressões artísticas latino-americanas, desde os aspectos particulares e universais das obras, sua relação com a política e revisitem a imensa produção artística do continente, parte de nossa história política e da história das artes no mundo.

Prof. Dr. Alfredo Nava (UFSJ)
Prof. Dr. Felipe Deveza (Pós-doutorando PPGH-UFF)

O prazo para submissão de artigos para o dossiê " Movimento muralista, identidade nacional e expressões artísticas na América Latina" a ser publicado no primeiro semestre de 2020 foi prorrogado para 28/02/2020.  Os artigos devem ser enviados para a revista, de acordo com as regras estipuladas na seção "Normas para Submissão". A revista aceita artigos gerais em fluxo contínuo.