Chamada de artigos aberta para o Dossiê: Educação Popular no Brasil Contemporâneo.




No Brasil contemporâneo assistimos, cotidianamente, uma crise que lentamente foi se instaurando. Esta plural crise, que afetou as mais variadas instituições nacionais, reafirmou uma série de estruturas de desigualdades sociais, políticas e econômicas. A educação, tomada anteriormente como possibilidade de estabilidade também entrou, significativas vezes, em desencantamento social. Em certa medida, este fenômeno também ocorreu devido a um afastamento entre a prática educacional e a vivência social experimentada. Nesta perspectiva, a educação popular não foi levada à prática com a mesma intensidade com a qual foi tantas vezes defendida - e quando foi, atendeu profundos interesses econômicos específicos. Assim, este dossiê busca analisar as possibilidades de se pensar a educação popular no Brasil contemporâneo em suas mais variadas possibilidades: seu histórico, sua vinculação com o poder e com as culturas nacionais, as políticas públicas, o estabelecimento de currículos, a formação de professores, as estruturas institucionais, as possibilidades metodológicas são, assim, apenas alguns temas possíveis de análise.

 
Profa. Dra. Fabiana Eckhardt (UCP)

Prof. Dr. Carlos Eduardo Rebuá (UFPB)

Prof. Dr. Leandro Couto Carreira Ricon (UCP)

 
O prazo para submissão de artigos para o dossiê "EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO" a ser publicado no primeiro semestre de 2019 é até 15 de dezembro de 2018. Os artigos devem ser enviados para a revista, de acordo com as regras estipuladas na seção "Normas para Submissão". A revista aceita artigos gerais em fluxo contínuo.