Chamada de Artigos Aberta para o 'Dossiê: Do corpo da política à política dos corpos: Gênero, sexualidade e esfera pública em embates e (des) encontros'

Dossiê: Do corpo da política à política dos corpos: Gênero, sexualidade e esfera pública em embates e (des) encontros. 

Desde os anos de 1960, práticas e identidades sexuais e de gênero tomam lugar na agenda pública de diferentes países, em maior ou menor grau, de acordo com as configurações políticas neles estabelecidas. Além disso, constituem temas de representação de diferentes artefatos culturais, que, por essa razão, tornaram-se alvo de crítica – quando não de interdição.
Na esteira das elaborações foucaultianas, estudos sustentam que a sexualidade não se restringe ao aspecto pessoal, mas é social e política, além de “aprendida” e passível de ressignificação ao longo da vida de diferentes sujeitos. Implica identidade, escolhas, práticas, representações, que esbarram, costumeiramente, em questões culturais, morais e religiosas. Esse tema permite, dentre outras coisas, remontar o alcance da moral religiosa em sociedades e, ainda, como essa esfera têm influenciado as políticas, mesmo em Estados autodenominados laicos, relativas aos direitos individuais, em especial sobre os modos de se vivenciar o gênero e a sexualidade.
Estudos no âmbito da disciplina História têm apurado, na última década, a invisibilidade de abordagens relativas às sexualidades na historiografia brasileira, mesmo reconhecendo a circulação de alguns trabalhos esparsos sobre o tema. A naturalização da cis-heteronormatividade, como um discurso hegemônico, engendrada na própria produção de conhecimento histórico, constitui uma das hipóteses plausíveis para se explicar tal aspecto.
A proposta deste dossiê consiste, portanto, em reunir trabalhos que abordem gênero e/ou sexualidades relacionadas às questões políticas (por sua vez conectadas às questões religiosas, morais e culturais em geral), e assim, colaborar para a reflexão dessa relação que remete às tradições e às disputas de poder. Esse dossiê acolhe contribuições de todas as áreas das Ciências Sociais e Humanas. 

Profa. Dra. Alcilene Cavalcante – Universidade Federal de Goiás – UFG
Prof. Dr. Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC


Prazo para o envio de artigos: até 10 de maio de 2018.